Um forte terremoto atingiu ontem a região do Alto Atlas, em Marrocos. Líderes globais e diplomatas expressaram hoje suas condolências e apoio a Marrocos. A Torre Eiffel, na França, também acendeu luzes em luto. A Agence France-Presse informou que as autoridades marroquinas afirmaram que o terremoto de magnitude 6,8 de ontem matou mais de 2.000 pessoas e feriu mais de 2.000 outras, muitas das quais ficaram gravemente feridas.
●O primeiro-ministro europeu espanhol, Pedro Sanchez, disse: “Para expressar solidariedade e apoio ao povo de Marrocos após este terrível terremoto… A Espanha apoia o vítimas desta tragédia.”
O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse: “Nossos pensamentos estão com as vítimas deste terremoto devastador. Nossas condolências estão com todos os afetados. .”
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que estava “chocado” e “A França está pronta para fornecer ajuda de primeiros socorros.” O Vaticano observou que o Papa Francisco tinha “profunda simpatia” por Marrocos após o terremoto. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, sublinhou que “a Itália está pronta para apoiar Marrocos nesta emergência”. ●Os líderes russos e ucranianos da Rússia e da Ucrânia também expressaram condolências, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, expressou as suas mais profundas condolências ao rei Mohammed VI e a todo o povo marroquino. Zelensky disse nas redes sociais: jogo de cobra “Neste momento trágico, a Ucrânia está ao lado de Marrocos.” O presidente russo, Vladimir Putin, disse em uma carta ao rei de Marrocos: “Somos amigáveis com O povo marroquino compartilha a dor e a tristeza.” ● O primeiro-ministro indiano, Naslot Thunderrendra Modi, que acolhe a cimeira do Grupo dos 20 (G20) na Índia e na Turquia neste fim de semana, disse estar “extremamente magoado com as vítimas causadas pelo terramoto em Marrocos”. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que forneceria “todo tipo de apoio aos nossos irmãos marroquinos Cleo Catra Slot” “neste momento difícil”. ●O Médio Oriente Argélia, que cortou relações com Marrocos em Agosto de 2021, também expressou as suas sinceras condolências ao povo marroquino que morreu no terramoto. O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Netanyahu “instrui todas as agências e forças governamentais a fornecer qualquer assistência necessária ao povo marroquino, incluindo a preparação para enviar uma missão de ajuda à região”. O primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, disse que estava “pronto para fornecer qualquer forma de assistência para lidar com o impacto do terremoto devastador.” ● O presidente africano, Bola Tinubu, expressou condolências ao rei de Marrocos. Significado: “Diante da desta adversidade, a Nigéria continuará a apoiar a Dragon & Tiger a Marrocos para ajudar Marrocos a recuperar, reconstruir e emergir mais forte do que nunca deste infeliz acontecimento.” (Tradutor: Zheng Shiyun/ Verificação: Cai Jiamin) 1120910